"Ouse, arrisque, não desista jamais e saiba valorizar quem te ama, esses sim merecem seu respeito. Quanto ao resto, bom, ninguém nunca precisou de restos para ser feliz." (Te amoooo, Cintia!)

Um Papel Essêncial...

O papel principal do professor é dar sentido a palavra educar, do latim “educare” (trazer para fora), assim cabe a ele ajudar o aluno no florescimento da criatividade, sua inteligência e seu interesse pelo mundo à sua volta.

Como professores devemos nos esforçarmos para atrair a curiosidade dos educandos, afinal, o conhecimento não tem limites, não vem pronto e acabado. Todavia, aqueles que buscam melhorar, que se empenham nessa tarefa, conseguem cumpri-la. Nossos alunos merecem o melhor de nós professores, e nós podemos melhorar junto com eles, basta querermos.

Envolver um aluno na sua própria sociedade é participar da vida dele, compartilhar das suas idéias e trabalhá-las; facilitar, encorajar, estimular, desenvolver, são ações que os educadores devem aplicar no dia-a-dia. Contudo, conhecer não é o bastante, é preciso compreender. Moldar mentes jovens significa também ser moldado por elas. Cada pessoa em si é uma unidade de conhecimentos únicos. É impossível conceber que um professor não queira ou precise aprender com seus colegas e alunos. Se não precisássemos ajudar ou sermos ajudados, nossa presença aqui seria totalmente desnecessária.

Creio que o educador deve professar a sua fé nos educandos, mesmo enfrentando dificuldades. Ilustrar o conhecimento e estimular o raciocínio lógico importa sim, mas isso se torna obsoleto sem a orientação moral e a sensibilidade de sentimentos. Estamos educando seres humanos para a vida, suas escolhas influenciarão e serão influenciadas pelas nossas. O “educar” deve ser regido pela lei do amor, por nós mesmos, pelos outros, pelo nosso mundo.

Se aquilo que está nos livros bastasse, nós já estaríamos no paraíso. A maioria das pessoas se concentra naquilo que não quer. Eu quero paz, prosperidade, amor, valores. Eu quero ensinar e aprender cada vez mais, e dar apenas uma ordem aos meus alunos: sigam seus sonhos!

João Batista dos Santos.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Stress

Stress!
Pode ser bom ou ruim. Davis, Eshelman e Mckay (1996) afirmam que o modo como interpretamos nossas próprias experiências (atuais e futuras) podem nos relaxar ou nos estressar.


Mecanismo do Stress

Hans Selye foi o primeiro grande pesquisado do stress, e descreveu seu mecanismo assim:
Qualquer problema pode enviar um sinal do córtex cerebral para o hipotálamo, o que estimula o Sistema Nervoso Simpático (SNS) a executar várias mudanças em nosso corpo.
Ocorre um aumento do volume e da pressão do sangue e da freqüência cardíaca, seguida da liberação de hormônios corticóides.


Sintomas

Caruso, Nunomura e Teixeira (2004) dividem os sintomas do stress em:
* Psicológico - Mental - Emocional;
* Físico - Fisiológico.
Atualmente, o stress é divido em 4 fases:
* Fase de Alerta;
* Fase de Resistência;
* Fase de Quase-Exaustão;
* Fase de Exaustão.


Controle do Stress

Para Nieman (1999) é baseado em cinco princípios:
* Estressores;
* Reações ao stress;
* Apoio social;
* Servir;
* Saúde.

Técnicas para o Controle do Stress
Davis, Eshelman e Mckay (1996) definem Relaxamento como silêncio elétrico absoluto, onde há uma reação reversa à tensão, tanto física quanto psicológica.
Provoca sentimentos de paz, alivio de tensão, de ansiedade, e do medo, entre uma infinidade de benefícios.
* Respiração: envolve efeitos como relaxamento, autocontrole e autodomínio corporal e mental; saúde mental e qualidade de vida (CHAGAS, NOCE e SAMULSKI, 2000);
* Relaxamento Muscular Progressivo (RMP) de Edmund Jacobson: diminui a rigidez muscular e reduz a excitabilidade cerebral. Através de sua aprendizagem é possível o domínio da tensão e, assim, o domínio das emoções e de si mesmo (MASSON, 1986).

A ordem é relaxar!
Então Relaxe!!!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Milagre da Vida

Pode ser que um dia deixemos de nos falar...

Mas, enquanto houver amizade,

Faremos as pazes de novo.


Pode ser que um dia o tempo passe...

Mas, se a amizade permanecer,

Um de outro se há-de lembrar.


Pode ser que um dia nos afastemos...

Mas, se ainda sobrar amizade,

Nasceremos de novo, um para o outro.


Pode ser que um dia tudo acabe...

Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,

Cada vez de forma diferente.

Sendo único e inesquecível cada momento

Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.


Há duas formas para viver a sua vida:

Uma é acreditar que não existe milagre.

A outra é acreditar que todas as coisas são milagres.


Albert Einstein

(A todos os meus alunos e ex-alunos)


Professor João Batista dos Santos... Poeta, Profeta e AVATAR da Esperança!