Stress!
Pode ser bom ou ruim. Davis, Eshelman e Mckay (1996) afirmam que o modo como interpretamos nossas próprias experiências (atuais e futuras) podem nos relaxar ou nos estressar.
Mecanismo do Stress
Hans Selye foi o primeiro grande pesquisado do stress, e descreveu seu mecanismo assim:
Qualquer problema pode enviar um sinal do córtex cerebral para o hipotálamo, o que estimula o Sistema Nervoso Simpático (SNS) a executar várias mudanças em nosso corpo.
Ocorre um aumento do volume e da pressão do sangue e da freqüência cardíaca, seguida da liberação de hormônios corticóides.
Sintomas
Caruso, Nunomura e Teixeira (2004) dividem os sintomas do stress em:
* Psicológico - Mental - Emocional;
* Físico - Fisiológico.
Atualmente, o stress é divido em 4 fases:
* Fase de Alerta;
* Fase de Resistência;
* Fase de Quase-Exaustão;
* Fase de Exaustão.
Controle do Stress
Para Nieman (1999) é baseado em cinco princípios:
* Estressores;
* Reações ao stress;
* Apoio social;
* Servir;
* Saúde.
Técnicas para o Controle do Stress
Davis, Eshelman e Mckay (1996) definem Relaxamento como silêncio elétrico absoluto, onde há uma reação reversa à tensão, tanto física quanto psicológica.
Provoca sentimentos de paz, alivio de tensão, de ansiedade, e do medo, entre uma infinidade de benefícios.
* Respiração: envolve efeitos como relaxamento, autocontrole e autodomínio corporal e mental; saúde mental e qualidade de vida (CHAGAS, NOCE e SAMULSKI, 2000);
* Relaxamento Muscular Progressivo (RMP) de Edmund Jacobson: diminui a rigidez muscular e reduz a excitabilidade cerebral. Através de sua aprendizagem é possível o domínio da tensão e, assim, o domínio das emoções e de si mesmo (MASSON, 1986).
A ordem é relaxar!
Então Relaxe!!!
Um Papel Essêncial...
O papel principal do professor é dar sentido a palavra educar, do latim “educare” (trazer para fora), assim cabe a ele ajudar o aluno no florescimento da criatividade, sua inteligência e seu interesse pelo mundo à sua volta.
Como professores devemos nos esforçarmos para atrair a curiosidade dos educandos, afinal, o conhecimento não tem limites, não vem pronto e acabado. Todavia, aqueles que buscam melhorar, que se empenham nessa tarefa, conseguem cumpri-la. Nossos alunos merecem o melhor de nós professores, e nós podemos melhorar junto com eles, basta querermos.
Envolver um aluno na sua própria sociedade é participar da vida dele, compartilhar das suas idéias e trabalhá-las; facilitar, encorajar, estimular, desenvolver, são ações que os educadores devem aplicar no dia-a-dia. Contudo, conhecer não é o bastante, é preciso compreender. Moldar mentes jovens significa também ser moldado por elas. Cada pessoa em si é uma unidade de conhecimentos únicos. É impossível conceber que um professor não queira ou precise aprender com seus colegas e alunos. Se não precisássemos ajudar ou sermos ajudados, nossa presença aqui seria totalmente desnecessária.
Creio que o educador deve professar a sua fé nos educandos, mesmo enfrentando dificuldades. Ilustrar o conhecimento e estimular o raciocínio lógico importa sim, mas isso se torna obsoleto sem a orientação moral e a sensibilidade de sentimentos. Estamos educando seres humanos para a vida, suas escolhas influenciarão e serão influenciadas pelas nossas. O “educar” deve ser regido pela lei do amor, por nós mesmos, pelos outros, pelo nosso mundo.
Se aquilo que está nos livros bastasse, nós já estaríamos no paraíso. A maioria das pessoas se concentra naquilo que não quer. Eu quero paz, prosperidade, amor, valores. Eu quero ensinar e aprender cada vez mais, e dar apenas uma ordem aos meus alunos: sigam seus sonhos!
João Batista dos Santos.
segunda-feira, 6 de junho de 2011
Stress
O Milagre da Vida
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.
Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um de outro se há-de lembrar.
Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.
Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente.
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.
Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são milagres.
Albert Einstein
(A todos os meus alunos e ex-alunos)
Professor João Batista dos Santos... Poeta, Profeta e AVATAR da Esperança!
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