"Ouse, arrisque, não desista jamais e saiba valorizar quem te ama, esses sim merecem seu respeito. Quanto ao resto, bom, ninguém nunca precisou de restos para ser feliz." (Te amoooo, Cintia!)

Um Papel Essêncial...

O papel principal do professor é dar sentido a palavra educar, do latim “educare” (trazer para fora), assim cabe a ele ajudar o aluno no florescimento da criatividade, sua inteligência e seu interesse pelo mundo à sua volta.

Como professores devemos nos esforçarmos para atrair a curiosidade dos educandos, afinal, o conhecimento não tem limites, não vem pronto e acabado. Todavia, aqueles que buscam melhorar, que se empenham nessa tarefa, conseguem cumpri-la. Nossos alunos merecem o melhor de nós professores, e nós podemos melhorar junto com eles, basta querermos.

Envolver um aluno na sua própria sociedade é participar da vida dele, compartilhar das suas idéias e trabalhá-las; facilitar, encorajar, estimular, desenvolver, são ações que os educadores devem aplicar no dia-a-dia. Contudo, conhecer não é o bastante, é preciso compreender. Moldar mentes jovens significa também ser moldado por elas. Cada pessoa em si é uma unidade de conhecimentos únicos. É impossível conceber que um professor não queira ou precise aprender com seus colegas e alunos. Se não precisássemos ajudar ou sermos ajudados, nossa presença aqui seria totalmente desnecessária.

Creio que o educador deve professar a sua fé nos educandos, mesmo enfrentando dificuldades. Ilustrar o conhecimento e estimular o raciocínio lógico importa sim, mas isso se torna obsoleto sem a orientação moral e a sensibilidade de sentimentos. Estamos educando seres humanos para a vida, suas escolhas influenciarão e serão influenciadas pelas nossas. O “educar” deve ser regido pela lei do amor, por nós mesmos, pelos outros, pelo nosso mundo.

Se aquilo que está nos livros bastasse, nós já estaríamos no paraíso. A maioria das pessoas se concentra naquilo que não quer. Eu quero paz, prosperidade, amor, valores. Eu quero ensinar e aprender cada vez mais, e dar apenas uma ordem aos meus alunos: sigam seus sonhos!

João Batista dos Santos.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Noções Nutricionais

METABOLISMO: é o conjunto dos fenômenos químicos e físico-químicos mediante os quais se faz a assimilação e a desassimilação das substâncias necessárias à vida.

Classificação das Vias Metabólicas:
- Catabólica: degradação, oxidação, exergônica (libera energia);
- Anabólica: produção, redução, endergônica (retém energia).

Reações de oxido-redução: são as reações que envolvem a transferência de elétrons de uma espécie química para outra espécie química.
Oxidação = perda de elétrons;
Redução = ganho de elétrons.

Função Enzimática: toda enzima é uma proteína. As enzimas são fundamentais como moléculas reguladoras das reações biológicas (catalisadoras, ou seja, aceleradoras de reações).

Papel das Vitaminas Hidrossolúveis: por dissolverem bem em água, não são bem armazenadas pelo nosso organismo, exigindo uma ingestão mais constante. Seu papel no organismo é a formação de coenzimas, as quais atuam como co-fator das reações enzimáticas.

CARBOIDRATOS: são também chamados de hidratos de carbono, açucares e glicídios; são constituídas por carbono, hidrogênio e oxigênio; e são as principais substâncias produzidas nas plantas no processo de fotossíntese. Sua principal função é ser utilizada como energia (combustível).
- Outras funções: constituir reservas energéticas, servir para sustentação, revestir e proteger, formar o cimento intracelular.
- São divididos em: Monossacarídeos (simples), Dissacarídeos (dois monossacarídeos) e Polissacarídeos (muitos monossacarídeos).

GLICOGÊNIO: é um polissacarídeo e a principal forma de armazenamento de glicose no organismo animal. Existem 3 processos distintos relacionados ao glicogênio:
- Glicogênese: produção / síntese de glicogênio;
- Glicogenólise: quebra do glicogênio (liberação de glicose);
- Glicólise: quebra da glicose (liberação de energia).
Como ocorre a produção do glicogênio?
- Após a refeição, o nível de glicose no sangue está alto, o pâncreas libera a Insulina que ordena ao organismo o armazenamento da glicose em forma de glicogênio, dentro do fígado e dos músculos.
- Quando necessitamos de energia, o pâncreas libera o Glucagon que ordena a quebra do glicogênio energia em fora de glicose. O glicogênio armazenado no músculo é mantido para situação que requerem energia explosiva; o glicogênio armazenado no fígado é utilizado diretamente pelos órgãos que só trabalham com glicogênio: fibras musculares lisas, glóbulos vermelhos, córneas dos olhos, testículos, medula adrenal, leucócitos, cérebro.
- Quando há oxidação, o produto final é o ácido pirúvico; contudo, quando não há oxigênio disponível o produto final é o ácido lático, principal responsável pela rigidez muscular e as câimbras (dores) musculares.

Hipoglicemia: na ausência de um nível aceitável de glicose (a forma básica dos carboidratos) no sangue, o próprio cérebro envia sinais ao organismo (tontura) para que seja reposta a reserva de carboidratos (através de alimentos); se a glicemia continuar baixa, o cérebro ordena o desmaio, para reter a energia restante antes que a sua falta cause a morte do organismo por falta de glicose.

LIPÍDEOS: existem diversos tipos de lipídeos que atuam no organismo, os mais importantes são:
- Colesterol: que tem a função de formar membranas celulares ou de formar outras substâncias como os hormônios sexuais masculinos e femininos (testosterona, estrógeno, progesterona).
- Triglicerídeos ou Triacilgliceróis: sua função é armazenar energia em grande quantidade e pequeno espaço, dentro das células do tecido adiposo, no período em que estamos alimentados ou quando ingerimos excesso de calorias.
Quando utilizamos esses lipídeos armazenados?
- No jejum quando ocorre liberação do hormônio glucagon, ou nos exercícios mais prolongados quando ocorre liberação de adrenalina (vinda do fígado). O glucagon e a adrenalina quebram os triglicerídeos armazenados em ácidos graxos e glicerol que vão para o sangue e são transformados em energia dentro das células.
=> 1g Carboidratos = 4 Kcal (energia), enquanto 1g Gordura = 9 kcal, contudo para se utilizar gordura é necessário que haja oxigênio, e como alguns órgãos só funcionam com carboidratos, a gordura nem sempre é viável como forma de energia.

PROTEÍNAS: são polímeros de aminoácidos, isto é, são formadas por vários aminoácidos que se ligam. São moléculas importantes no nosso organismo, e desempenham várias funções diferentes: Ex.: Hormônios (insulina, glucagon), enzimas, além de ser o principal componente do músculo.
É possível produzir energia a partir da quebra de aminoácido?
- Sim, contudo a utilização deste recurso provoca no organismo a destruição de sua própria estrutura (por ex. dos músculos), já que a ingestão de proteínas (na carne por ex.) não pode ser utilizada como fonte direta de energia.

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O Milagre da Vida

Pode ser que um dia deixemos de nos falar...

Mas, enquanto houver amizade,

Faremos as pazes de novo.


Pode ser que um dia o tempo passe...

Mas, se a amizade permanecer,

Um de outro se há-de lembrar.


Pode ser que um dia nos afastemos...

Mas, se ainda sobrar amizade,

Nasceremos de novo, um para o outro.


Pode ser que um dia tudo acabe...

Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,

Cada vez de forma diferente.

Sendo único e inesquecível cada momento

Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.


Há duas formas para viver a sua vida:

Uma é acreditar que não existe milagre.

A outra é acreditar que todas as coisas são milagres.


Albert Einstein

(A todos os meus alunos e ex-alunos)


Professor João Batista dos Santos... Poeta, Profeta e AVATAR da Esperança!