ÁREA DO CONHECIMENTO: a Aprendizagem Motora procura estudar processos e mecanismos envolvidos na aquisição de habilidades motoras e os fatores que a influência, ou seja, como a pessoa se torna eficiente na execução de movimento para alcançar uma meta desejada, com prática e exemplos.
DEFINIÇÕES
HABILIDADE: palavra usada para designar uma tarefa com uma finalidade específica a ser atingida.
MOVIMENTO: deslocamento do corpo/membros, produzido como uma conseqüência da contração muscular.
AÇÃO MOTORA/HABILIDADE MOTORA: habilidade que exige movimentos voluntários do corpo e/ou membros para atingir o objetivo.
APRENDIZAGEM MOTORA: modificações relativamente permanentes no estado interno do indivíduo, oriundas da prática sistematizada, a qual promove a realização de movimentos mais precisos, consistentes e, geralmente, realizados com menor gasto energético. É um conjunto de processos associados com a prática ou a observação ou a experiência, conduzindo a mudanças relativamente permanentes na capacidade para executar performance habilidosa.
CAPACIDADE: qualidade geral do indivíduo relacionada com a execução de uma variedade de habilidades ou tarefas. Traço geral ou qualidade de um indivíduo relacionada com o desempenho de uma variedade de habilidades motoras, sendo um componente da estrutura dessas habilidades. Traços estáveis e duradouros que, na sua maior parte, são geneticamente determinados e que embasam a performance habilidosa dos indivíduos.
DIFERENÇAS INDIVÍDUAIS: diferenças na performance das pessoas devidas às diferenças em suas capacidades estáveis e duradouras.
PADRÃO DE MOVIMENTO: elementos ou componentes básicos do movimento, que podem ser generalizados para as necessidades específicas de uma habilidade motora particular.
CLASSIFICAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS EM CATEGORIAS GERAIS
PELA ORGANIZAÇÃO DA TAREFA: diz respeito à maneira como o movimento é organizado.
Habilidade discreta: tarefa caracterizada por início e fim definidos e que é, freqüentemente, muito breve em duração. Incluem tarefas tais como arremessar ou chutar uma bola, disparar um rifle, etc.
Habilidades seriadas: algumas vezes as habilidades discretas são colocadas em série para formar ações mais complexas, sendo então classificadas como seriadas, sugerindo que a ordem dos elementos é crucial para o êxito da performance. Diferem das discretas no que diz respeito à produção do movimento, pois requerem um tempo mais longo, mesmo que cada elemento da série retenha um início e fim distintos. Ex.: uma série de exercícios de ginástica, contornar uma série de obstáculos.
Habilidades contínuas: organizadas de modo que sugira a ausência de início e fim específicos. São freqüentemente repetitivas ou rítmicas por natureza, com a seqüência de ações fluindo por vários minutos. Ex.: nadar, correr, pedalar.
PELA IMPORTÂNCIA RELATIVA DOS ELEMENTOS MOTORES E COGNITIVOS
Habilidade Motora: o principal determinante do sucesso do movimento e a qualidade do próprio movimento, com menor ênfase sendo dada aos aspectos perceptivos e de tomada de decisão da tarefa. Enfatiza a execução correta. Ex.: salto em altura.
Habilidade Cognitiva: a natureza do movimento e menos importante para o sucesso do que a decisão ou estratégia sobre qual movimento realizar. Enfatizar o saber o que fazer. Ex.: jogo de xadrez.
CAPACIDADES PERCEPTIVO-MOTORAS
Coordenação Multimembros: capacidade de coordenar vários membros simultaneamente. Ex.: tocar bateria.
Precisão de Controle: capacidade para fazer ajustes musculares altamente controlados e precisos em que grandes grupos musculares estão envolvidos. Ex.: rebater em beisebol.
Orientação de Resposta: capacidade para selecionar rapidamente onde uma resposta deve ser feita, como numa situação de tempo de reação de escolha. Ex.: deslocar para receber o passe de basquetebol.
Tempo de Reação: capacidade para responder rapidamente a um estímulo após a sua apresentação dar a largada na F-1.
Velocidade de movimentos dos braços: capacidade para fazer um movimento global dos braços com rapidez. Ex.: socos de boxe.
Controle de Velocidade: capacidade de mudar a velocidade e direção das respostas com timing preciso. Ex.: dirigir um carro.
Destreza Manual: capacidade para executar habilmente movimentos dos braços/mãos que são envolvidos na manipulação de objetos. Ex.: manejar uma espada.
Destreza de dedos: capacidade para executar habilmente manipulações controladas de pequenos objetos envolvendo basicamente os dedos. Ex.: consertar um relógio.
Estabilidade dos braços/mãos: capacidade para fazer movimento de posicionamento preciso dos braços/mãos em que força e velocidade são minimamente envolvidas. Ex.: apontar em arco e flecha.
Velocidade de pulso e dedos: capacidade para mover o pulso e os dedos rapidamente como numa tarefa de tapping. Ex.: tocar piano.
Pontaria: capacidade para apontar precisamente a pequenos objetos no espaço. Ex.: arremessar dardo.
Capacidades de Proeficiência Física
Força Explosiva - Força Estática – Força Dinâmica – Força de Tronco – Flexibilidade – Flexibilidade Dinâmica – Equilíbrio Corporal – Velocidade de Movimento – Coordenação Corporal.
MEDIDAS DE DESEMPENHO – FORMAS DE MEDIR O DESEMPENHO DE HABILIDADES MOTORAS
Medidas de Resultados de Desempenho: indicam o resultado ou os efeitos do desempenho de uma habilidade motora.
Medidas de Produção de Desempenho: informam o comportamento dos membros, músculos ou articulações, ou do corpo, antes, durante e depois de a pessoa desempenhar uma habilidade.
TEMPO DE REAÇÃO (TR): intervalo entre a apresentação de um estímulo não antecipado e o início da resposta. Representa uma parte importante em tarefas do mundo real e principalmente esportivo (ex.: saídas em provas de velocidade), também representa o tempo que um indivíduo leva para tomar decisões e iniciar novas ações.
EM MUITAS HABILIDADES RÁPIDAS O SUCESSO DEPENDE DA VELOCIDADE COM A QUAL O EXECUTANTE CONSEGUE DETECTAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE OU DOS MOVIMENTOS DO OPONENTE.
TEMPO DE MOVIMENTO (TM): começa quando o TR termina. É o intervalo de tempo entre o início e a conclusão do movimento.
TEMPO DE RESPOSTA: é o intervalo de tempo total que inclui o TR e o TM.
FEEDBACK: é o retorno de informação que permite ao sistema avaliar o quanto foi cumprido os objetivos, é uma condição obrigatória para ocorrer aprendizagem. Sem essa informação de retorno o sistema comporta-se como se estivesse cego, ou seja, não existe uma auto-avaliação e as respostas defasadas, continuarão ocorrendo, tanto em termos espaciais como temporais.
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