
ÁREA DO CONHECIMENTO: a Aprendizagem Motora procura estudar processos e mecanismos envolvidos na aquisição de habilidades motoras e os fatores que a influência, ou seja, como a pessoa se torna eficiente na execução de movimento para alcançar uma meta desejada, com prática e exemplos.
DEFINIÇÕES
HABILIDADE: palavra usada para designar uma tarefa com uma finalidade específica a ser atingida.
MOVIMENTO: deslocamento do corpo/membros, produzido como uma conseqüência da contração muscular.
AÇÃO MOTORA/HABILIDADE MOTORA: habilidade que exige movimentos voluntários do corpo e/ou membros para atingir o objetivo.
APRENDIZAGEM MOTORA: modificações relativamente permanentes no estado interno do indivíduo, oriundas da prática sistematizada, a qual promove a realização de movimentos mais precisos, consistentes e, geralmente, realizados com menor gasto energético. É um conjunto de processos associados com a prática ou a observação ou a experiência, conduzindo a mudanças relativamente permanentes na capacidade para executar performance habilidosa.
CAPACIDADE: qualidade geral do indivíduo relacionada com a execução de uma variedade de habilidades ou tarefas. Traço geral ou qualidade de um indivíduo relacionada com o desempenho de uma variedade de habilidades motoras, sendo um componente da estrutura dessas habilidades. Traços estáveis e duradouros que, na sua maior parte, são geneticamente determinados e que embasam a performance habilidosa dos indivíduos.
DIFERENÇAS INDIVÍDUAIS: diferenças na performance das pessoas devidas às diferenças em suas capacidades estáveis e duradouras.
PADRÃO DE MOVIMENTO: elementos ou componentes básicos do movimento, que podem ser generalizados para as necessidades específicas de uma habilidade motora particular.
CLASSIFICAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS EM CATEG
ORIAS GERAIS
PELA ORGANIZAÇÃO DA TAREFA: diz respeito à maneira como o movimento é organizado.
Habilidade discreta: tarefa caracterizada por início e fim definidos e que é, freqüentemente, muito breve em duração. Incluem tarefas tais como arremessar ou chutar uma bola, disparar um rifle, etc.
Habilidades seriadas: algumas vezes as habilidades discretas são colocadas em série para formar ações mais complexas, sendo então classificadas como seriadas, sugerindo que a ordem dos elementos é crucial para o êxito da performance. Diferem das discretas no que diz respeito à produção do movimento, pois requerem um tempo mais longo, mesmo que cada elemento da série retenha um início e fim distintos. Ex.: uma série de exercícios de ginástica, contornar uma série de obstáculos.
Habilidades contínuas: organizadas de modo que sugira a ausência de início e fim específicos. São freqüentemente repetitivas ou rítmicas por natureza, com a seqüência de ações fluindo por vários minutos. Ex.: nadar, correr, pedalar.
PELA IMPORTÂNCIA RELATIVA DOS ELEMENTOS MOTORES E COGNITIVOS
Habilidade Motora: o principal determinante do sucesso do movimento e a qualidade do próprio movimento, com menor ênfase sendo dada aos aspectos perceptivos e de tomada de decisão da tarefa. Enfatiza a execução correta. Ex.: salto em altura.
Habilidade Cognitiva: a natureza do movimento e menos importante para o sucesso do que a decisão ou estratégia sobre qual movimento realizar. Enfatizar o saber o que fazer. Ex.: jogo de xadrez.
CAPACIDADES PERCEPTIVO-MOTORAS
Coordenação Multimembros: capacidade de coordenar vários membros simultaneamente. Ex.: tocar bateria.
Precisão de Controle: capacidade para fazer ajustes musculares altamente controlados e precisos em que grandes grupos musculares estão envolvidos. Ex.: rebater em beisebol.
Orientação de Resposta: capacidade para selecionar rapidamente onde uma resposta deve ser feita, como numa situação de tempo de reação de escolha. Ex.: deslocar para receber o passe de basquetebol.
Tempo de Reação: capacidade para responder rapidamente a um estímulo após a sua apresentação dar a largada na F-1.
Velocidade de movimentos dos braços: capacidade para fazer um movimento global dos braços com rapidez. Ex.: socos de boxe.
Controle de Velocidade: capacidade de mudar a velocidade e direção das respostas com timing preciso. Ex.: dirigir um carro.
Destreza Manual: capacidade para executar habilmente movimentos dos braços/mãos que são envolvidos na manipulação de objetos. Ex.: manejar uma espada.
Destreza de dedos: capacidade para executar habilmente manipulações controladas de pequenos objetos envolvendo basicamente os dedos. Ex.: consertar um relógio.
Estabilidade dos braços/mãos: capacidade para fazer movimento de posicionamento preciso dos braços/mãos em que força e velocidade são minimamente envolvidas. Ex.: apontar em arco e flecha.
Velocidade de pulso e dedos: capacidade para mover o pulso e os dedos rapidamente como numa tarefa de tapping. Ex.: tocar piano.
Pontaria: capacidade para apontar precisamente a pequenos objetos no espaço. Ex.: arremessar dardo.
Capacidades de Proeficiência Física
Força Explosiva - Força Estática – Força Dinâmica – Força de Tronco – Flexibilidade – Flexibilidade Dinâmica – Equilíbrio Corporal – Velocidade de Movimento – Coordenação Corporal.
MEDIDAS DE DESEMPENHO – FORMAS DE MEDIR O DESEMPENHO DE HABILIDADES MOTORAS
Medidas de Resultados de Desempenho: indicam o resultado ou os efeitos do desempenho de uma habilidade motora.
Medidas de Produção de Desempenho: informam o comportamento dos membros, músculos ou articulações, ou do corpo, antes, durante e depois de a pessoa desempenhar uma habilidade.
TEMPO DE REAÇÃO (TR): intervalo entre a apresentação de um estímulo não antecipado e o início da resposta. Representa uma parte importante em tarefas do mundo real e principalmente esportivo (ex.: saídas em provas de velocidade), também representa o tempo que um indivíduo leva para tomar decisões e iniciar novas ações.
EM MUITAS HABILIDADES RÁPIDAS O SUCESSO DEPENDE DA VELOCIDADE COM A QUAL O EXECUTANTE CONSEGUE DETECTAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE OU DOS MOVIMENTOS DO OPONENTE.
TEMPO DE MOVIMENTO (TM): começa quando o TR termina. É o intervalo de tempo entre o início e a conclusão do movimento.
TEMPO DE RESPOSTA: é o intervalo de tempo total que inclui o TR e o TM.
FEEDBACK: é o retorno de informação que permite ao sistema avaliar o quanto foi cumprido os objetivos, é uma condição obrigatória para ocorrer aprendizagem. Sem essa informação de retorno o sistema comporta-se como se estivesse cego, ou seja, não existe uma auto-avaliação e as respostas defasadas, continuarão ocorrendo, tanto em termos espaciais como temporais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário