"Ouse, arrisque, não desista jamais e saiba valorizar quem te ama, esses sim merecem seu respeito. Quanto ao resto, bom, ninguém nunca precisou de restos para ser feliz." (Te amoooo, Cintia!)

Um Papel Essêncial...

O papel principal do professor é dar sentido a palavra educar, do latim “educare” (trazer para fora), assim cabe a ele ajudar o aluno no florescimento da criatividade, sua inteligência e seu interesse pelo mundo à sua volta.

Como professores devemos nos esforçarmos para atrair a curiosidade dos educandos, afinal, o conhecimento não tem limites, não vem pronto e acabado. Todavia, aqueles que buscam melhorar, que se empenham nessa tarefa, conseguem cumpri-la. Nossos alunos merecem o melhor de nós professores, e nós podemos melhorar junto com eles, basta querermos.

Envolver um aluno na sua própria sociedade é participar da vida dele, compartilhar das suas idéias e trabalhá-las; facilitar, encorajar, estimular, desenvolver, são ações que os educadores devem aplicar no dia-a-dia. Contudo, conhecer não é o bastante, é preciso compreender. Moldar mentes jovens significa também ser moldado por elas. Cada pessoa em si é uma unidade de conhecimentos únicos. É impossível conceber que um professor não queira ou precise aprender com seus colegas e alunos. Se não precisássemos ajudar ou sermos ajudados, nossa presença aqui seria totalmente desnecessária.

Creio que o educador deve professar a sua fé nos educandos, mesmo enfrentando dificuldades. Ilustrar o conhecimento e estimular o raciocínio lógico importa sim, mas isso se torna obsoleto sem a orientação moral e a sensibilidade de sentimentos. Estamos educando seres humanos para a vida, suas escolhas influenciarão e serão influenciadas pelas nossas. O “educar” deve ser regido pela lei do amor, por nós mesmos, pelos outros, pelo nosso mundo.

Se aquilo que está nos livros bastasse, nós já estaríamos no paraíso. A maioria das pessoas se concentra naquilo que não quer. Eu quero paz, prosperidade, amor, valores. Eu quero ensinar e aprender cada vez mais, e dar apenas uma ordem aos meus alunos: sigam seus sonhos!

João Batista dos Santos.

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Aprendizagem Motora




ÁREA DO CONHECIMENTO: a Aprendizagem Motora procura estudar processos e mecanismos envolvidos na aquisição de habilidades motoras e os fatores que a influência, ou seja, como a pessoa se torna eficiente na execução de movimento para alcançar uma meta desejada, com prática e exemplos.

DEFINIÇÕES

HABILIDADE: palavra usada para designar uma tarefa com uma finalidade específica a ser atingida.

MOVIMENTO: deslocamento do corpo/membros, produzido como uma conseqüência da contração muscular.

AÇÃO MOTORA/HABILIDADE MOTORA: habilidade que exige movimentos voluntários do corpo e/ou membros para atingir o objetivo.

APRENDIZAGEM MOTORA: modificações relativamente permanentes no estado interno do indivíduo, oriundas da prática sistematizada, a qual promove a realização de movimentos mais precisos, consistentes e, geralmente, realizados com menor gasto energético. É um conjunto de processos associados com a prática ou a observação ou a experiência, conduzindo a mudanças relativamente permanentes na capacidade para executar performance habilidosa.

CAPACIDADE: qualidade geral do indivíduo relacionada com a execução de uma variedade de habilidades ou tarefas. Traço geral ou qualidade de um indivíduo relacionada com o desempenho de uma variedade de habilidades motoras, sendo um componente da estrutura dessas habilidades. Traços estáveis e duradouros que, na sua maior parte, são geneticamente determinados e que embasam a performance habilidosa dos indivíduos.

DIFERENÇAS INDIVÍDUAIS: diferenças na performance das pessoas devidas às diferenças em suas capacidades estáveis e duradouras.

PADRÃO DE MOVIMENTO: elementos ou componentes básicos do movimento, que podem ser generalizados para as necessidades específicas de uma habilidade motora particular.

CLASSIFICAÇÃO DAS HABILIDADES MOTORAS EM CATEGORIAS GERAIS

PELA ORGANIZAÇÃO DA TAREFA: diz respeito à maneira como o movimento é organizado.

Habilidade discreta: tarefa caracterizada por início e fim definidos e que é, freqüentemente, muito breve em duração. Incluem tarefas tais como arremessar ou chutar uma bola, disparar um rifle, etc.

Habilidades seriadas: algumas vezes as habilidades discretas são colocadas em série para formar ações mais complexas, sendo então classificadas como seriadas, sugerindo que a ordem dos elementos é crucial para o êxito da performance. Diferem das discretas no que diz respeito à produção do movimento, pois requerem um tempo mais longo, mesmo que cada elemento da série retenha um início e fim distintos. Ex.: uma série de exercícios de ginástica, contornar uma série de obstáculos.

Habilidades contínuas: organizadas de modo que sugira a ausência de início e fim específicos. São freqüentemente repetitivas ou rítmicas por natureza, com a seqüência de ações fluindo por vários minutos. Ex.: nadar, correr, pedalar.

PELA IMPORTÂNCIA RELATIVA DOS ELEMENTOS MOTORES E COGNITIVOS

Habilidade Motora: o principal determinante do sucesso do movimento e a qualidade do próprio movimento, com menor ênfase sendo dada aos aspectos perceptivos e de tomada de decisão da tarefa. Enfatiza a execução correta. Ex.: salto em altura.

Habilidade Cognitiva: a natureza do movimento e menos importante para o sucesso do que a decisão ou estratégia sobre qual movimento realizar. Enfatizar o saber o que fazer. Ex.: jogo de xadrez.

CAPACIDADES PERCEPTIVO-MOTORAS

Coordenação Multimembros: capacidade de coordenar vários membros simultaneamente. Ex.: tocar bateria.

Precisão de Controle: capacidade para fazer ajustes musculares altamente controlados e precisos em que grandes grupos musculares estão envolvidos. Ex.: rebater em beisebol.

Orientação de Resposta: capacidade para selecionar rapidamente onde uma resposta deve ser feita, como numa situação de tempo de reação de escolha. Ex.: deslocar para receber o passe de basquetebol.

Tempo de Reação: capacidade para responder rapidamente a um estímulo após a sua apresentação dar a largada na F-1.

Velocidade de movimentos dos braços: capacidade para fazer um movimento global dos braços com rapidez. Ex.: socos de boxe.

Controle de Velocidade: capacidade de mudar a velocidade e direção das respostas com timing preciso. Ex.: dirigir um carro.

Destreza Manual: capacidade para executar habilmente movimentos dos braços/mãos que são envolvidos na manipulação de objetos. Ex.: manejar uma espada.

Destreza de dedos: capacidade para executar habilmente manipulações controladas de pequenos objetos envolvendo basicamente os dedos. Ex.: consertar um relógio.

Estabilidade dos braços/mãos: capacidade para fazer movimento de posicionamento preciso dos braços/mãos em que força e velocidade são minimamente envolvidas. Ex.: apontar em arco e flecha.

Velocidade de pulso e dedos: capacidade para mover o pulso e os dedos rapidamente como numa tarefa de tapping. Ex.: tocar piano.

Pontaria: capacidade para apontar precisamente a pequenos objetos no espaço. Ex.: arremessar dardo.


Capacidades de Proeficiência Física

Força Explosiva - Força Estática – Força Dinâmica – Força de Tronco – Flexibilidade – Flexibilidade Dinâmica – Equilíbrio Corporal – Velocidade de Movimento – Coordenação Corporal.

MEDIDAS DE DESEMPENHO – FORMAS DE MEDIR O DESEMPENHO DE HABILIDADES MOTORAS

Medidas de Resultados de Desempenho: indicam o resultado ou os efeitos do desempenho de uma habilidade motora.

Medidas de Produção de Desempenho: informam o comportamento dos membros, músculos ou articulações, ou do corpo, antes, durante e depois de a pessoa desempenhar uma habilidade.

TEMPO DE REAÇÃO (TR): intervalo entre a apresentação de um estímulo não antecipado e o início da resposta. Representa uma parte importante em tarefas do mundo real e principalmente esportivo (ex.: saídas em provas de velocidade), também representa o tempo que um indivíduo leva para tomar decisões e iniciar novas ações.

EM MUITAS HABILIDADES RÁPIDAS O SUCESSO DEPENDE DA VELOCIDADE COM A QUAL O EXECUTANTE CONSEGUE DETECTAR ALGUMAS CARACTERÍSTICAS DO AMBIENTE OU DOS MOVIMENTOS DO OPONENTE.

TEMPO DE MOVIMENTO (TM): começa quando o TR termina. É o intervalo de tempo entre o início e a conclusão do movimento.

TEMPO DE RESPOSTA: é o intervalo de tempo total que inclui o TR e o TM.

FEEDBACK: é o retorno de informação que permite ao sistema avaliar o quanto foi cumprido os objetivos, é uma condição obrigatória para ocorrer aprendizagem. Sem essa informação de retorno o sistema comporta-se como se estivesse cego, ou seja, não existe uma auto-avaliação e as respostas defasadas, continuarão ocorrendo, tanto em termos espaciais como temporais.


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O Milagre da Vida

Pode ser que um dia deixemos de nos falar...

Mas, enquanto houver amizade,

Faremos as pazes de novo.


Pode ser que um dia o tempo passe...

Mas, se a amizade permanecer,

Um de outro se há-de lembrar.


Pode ser que um dia nos afastemos...

Mas, se ainda sobrar amizade,

Nasceremos de novo, um para o outro.


Pode ser que um dia tudo acabe...

Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,

Cada vez de forma diferente.

Sendo único e inesquecível cada momento

Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.


Há duas formas para viver a sua vida:

Uma é acreditar que não existe milagre.

A outra é acreditar que todas as coisas são milagres.


Albert Einstein

(A todos os meus alunos e ex-alunos)


Professor João Batista dos Santos... Poeta, Profeta e AVATAR da Esperança!