"Ouse, arrisque, não desista jamais e saiba valorizar quem te ama, esses sim merecem seu respeito. Quanto ao resto, bom, ninguém nunca precisou de restos para ser feliz." (Te amoooo, Cintia!)

Um Papel Essêncial...

O papel principal do professor é dar sentido a palavra educar, do latim “educare” (trazer para fora), assim cabe a ele ajudar o aluno no florescimento da criatividade, sua inteligência e seu interesse pelo mundo à sua volta.

Como professores devemos nos esforçarmos para atrair a curiosidade dos educandos, afinal, o conhecimento não tem limites, não vem pronto e acabado. Todavia, aqueles que buscam melhorar, que se empenham nessa tarefa, conseguem cumpri-la. Nossos alunos merecem o melhor de nós professores, e nós podemos melhorar junto com eles, basta querermos.

Envolver um aluno na sua própria sociedade é participar da vida dele, compartilhar das suas idéias e trabalhá-las; facilitar, encorajar, estimular, desenvolver, são ações que os educadores devem aplicar no dia-a-dia. Contudo, conhecer não é o bastante, é preciso compreender. Moldar mentes jovens significa também ser moldado por elas. Cada pessoa em si é uma unidade de conhecimentos únicos. É impossível conceber que um professor não queira ou precise aprender com seus colegas e alunos. Se não precisássemos ajudar ou sermos ajudados, nossa presença aqui seria totalmente desnecessária.

Creio que o educador deve professar a sua fé nos educandos, mesmo enfrentando dificuldades. Ilustrar o conhecimento e estimular o raciocínio lógico importa sim, mas isso se torna obsoleto sem a orientação moral e a sensibilidade de sentimentos. Estamos educando seres humanos para a vida, suas escolhas influenciarão e serão influenciadas pelas nossas. O “educar” deve ser regido pela lei do amor, por nós mesmos, pelos outros, pelo nosso mundo.

Se aquilo que está nos livros bastasse, nós já estaríamos no paraíso. A maioria das pessoas se concentra naquilo que não quer. Eu quero paz, prosperidade, amor, valores. Eu quero ensinar e aprender cada vez mais, e dar apenas uma ordem aos meus alunos: sigam seus sonhos!

João Batista dos Santos.

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Descanse em Deus!



Ontem, morreu um Grande Amigo meu. Não que eu não tivesse outros bons amigos, mas estas coisas sempre nos abalam, nos tira a força, e nos faz perguntar: o que está havendo com o mundo? É o segundo bom amigo que perco em pouco tempo...
Amigos vem e vão, é bem verdade. Uns marcam profundamente nosso coração, mesmo com tão pouca idade. Os melhores amigos não são os que estão ao teu lado todo momento, mas sim aqueles que te ensinam algo verdadeiramente bom, lições para levarmos a vida toda...
Hoje acordei e me vi assim: sem tempo para nada além de trabalho, com o pouco disponível sendo flexionado entre o meu papel na minha comunidade (igreja) e meu namoro (que tanto pedi a Deus). Mesmo neste contexto (de vida cheia de significado), não pude sair, não pude ir ao velório do meu amigo, meu grande amigo. Neste momento ele está embaixo da terra, e eu nem pude dizer obrigado, o que me deixou profundamente triste. Esta é a Justiça de Deus: Ele quer perto todos os bons! Não os perfeitos, os bons mesmo, de coração, de espírito. Deus não seria hipócrita de julgar que um dia seriamos perfeitos, se falhas, sem culpas, Ele bem sabe das nossas provações, dos nossos sentimentos, e nossas ações. Muitas vezes tudo acaba dando em nada, nada para os homens, mas algo para Deus.

Nesta minha vida corrida e conturbada, e ao mesmo abençoada, não pude ir ao último encontro daquele que me ensinou a desenhar. Habilidade manual para desenho poucos tem, muito até gostariam de ter, mas só os que a possuem sabem o prazer de ser bom em algo assim: Arte, Poesia, Magia...Cada um tem seu destino, suas crenças, sua religião e filosofia de vida. Elvinho era bom desenhista, bom amigo, músico que tocava para Deus na sua comunidade, homem trabalhador e pouco havia de mal para pensar sobre ele, ao menos ao meu ver, pelo contato que restou entre nós dois.
Morreu ontem o amigo que me ensinou o que era arte, e que depois fez arte para Deus... Eu não pude estar com ele, eu não sei mais onde ele está, mas sei que está com Deus.
Nossa religião era a mesma... Nossas Igrejas não... Nossas existências se cruzaram... e ele ficou em meu coração...

Eu juro solenemente fé e gratidão a todas as pessoas que encontrei na vida... Eu amo todos os amigos que Deus me deu, e quero estar ao lado dos amigos que Deus levou... para sempre.

Que Deus esteja com Você! Que Ele nos guie sempre ao Céu. Abraços no fundo do coração... Vai com Deus, meu irmão!


___
João Batista dos Santos. Porque certas canções merecem ser cantadas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Milagre da Vida

Pode ser que um dia deixemos de nos falar...

Mas, enquanto houver amizade,

Faremos as pazes de novo.


Pode ser que um dia o tempo passe...

Mas, se a amizade permanecer,

Um de outro se há-de lembrar.


Pode ser que um dia nos afastemos...

Mas, se ainda sobrar amizade,

Nasceremos de novo, um para o outro.


Pode ser que um dia tudo acabe...

Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,

Cada vez de forma diferente.

Sendo único e inesquecível cada momento

Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.


Há duas formas para viver a sua vida:

Uma é acreditar que não existe milagre.

A outra é acreditar que todas as coisas são milagres.


Albert Einstein

(A todos os meus alunos e ex-alunos)


Professor João Batista dos Santos... Poeta, Profeta e AVATAR da Esperança!