"Ouse, arrisque, não desista jamais e saiba valorizar quem te ama, esses sim merecem seu respeito. Quanto ao resto, bom, ninguém nunca precisou de restos para ser feliz." (Te amoooo, Cintia!)

Um Papel Essêncial...

O papel principal do professor é dar sentido a palavra educar, do latim “educare” (trazer para fora), assim cabe a ele ajudar o aluno no florescimento da criatividade, sua inteligência e seu interesse pelo mundo à sua volta.

Como professores devemos nos esforçarmos para atrair a curiosidade dos educandos, afinal, o conhecimento não tem limites, não vem pronto e acabado. Todavia, aqueles que buscam melhorar, que se empenham nessa tarefa, conseguem cumpri-la. Nossos alunos merecem o melhor de nós professores, e nós podemos melhorar junto com eles, basta querermos.

Envolver um aluno na sua própria sociedade é participar da vida dele, compartilhar das suas idéias e trabalhá-las; facilitar, encorajar, estimular, desenvolver, são ações que os educadores devem aplicar no dia-a-dia. Contudo, conhecer não é o bastante, é preciso compreender. Moldar mentes jovens significa também ser moldado por elas. Cada pessoa em si é uma unidade de conhecimentos únicos. É impossível conceber que um professor não queira ou precise aprender com seus colegas e alunos. Se não precisássemos ajudar ou sermos ajudados, nossa presença aqui seria totalmente desnecessária.

Creio que o educador deve professar a sua fé nos educandos, mesmo enfrentando dificuldades. Ilustrar o conhecimento e estimular o raciocínio lógico importa sim, mas isso se torna obsoleto sem a orientação moral e a sensibilidade de sentimentos. Estamos educando seres humanos para a vida, suas escolhas influenciarão e serão influenciadas pelas nossas. O “educar” deve ser regido pela lei do amor, por nós mesmos, pelos outros, pelo nosso mundo.

Se aquilo que está nos livros bastasse, nós já estaríamos no paraíso. A maioria das pessoas se concentra naquilo que não quer. Eu quero paz, prosperidade, amor, valores. Eu quero ensinar e aprender cada vez mais, e dar apenas uma ordem aos meus alunos: sigam seus sonhos!

João Batista dos Santos.

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Banalização do Nerd

Como em toda dissertação desse tipo, eu deveria começar citando a definição de Nerd, explicando sua história ao longo de períodos, fazendo a famosa contextualização para que o leitor esteja mais informado do assunto principal da postagem, no entanto eu não consigo definir o que é um Nerd ou o que faz uma pessoa ser Nerd.

Na maioria dos casos, Nerds são pessoas com dificuldades sociais, que gostam de coisas fantasiosas, são extremamente peritos em assuntos considerados banais ou enfadonhos para boa parte das pessoas, normalmente não possuem o padrão de boa aparência, tiram boas notas e no fim são considerados diferentes demais pelos outros e excluídos de muitos grupos sociais, quando não de todos. Talvez essa seja uma boa definição para Nerd, mas temos que admitir que existem muitos erros nela, para começar existem muitas pessoas que são classificadas pelos demais como nerd, mas que não tiram boas notas, na verdade não gostam de estudar aquilo que lhes é ensinado na escola e preferem focar suas atenções em outros assuntos (aprender élfico, atirar com arco e flecha, estudar teologia Jedi, hipnose, etc), vi também muitos nerds que são pessoas até acima do padrão de beleza da nossa sociedade (não, não é o meu caso, hahaha), outros que possuem vários amigos, socializam, namoram, se divertem e não vivem isolados.




Então, a definição clássica de Nerd está errada, certo? Bem, nem certo e nem errado, o que está acontecendo hoje é que ser "NERD" está se tornando legal, exatamente, legal. Há alguns anos um cara que se encaixasse nos padrões nerds normalmente tentaria mudar sua personalidade, seus gostos e vontades para não se encaixar mais nesse padrão e ser "zuado" pelas pessoas com quem convive, no entanto, os nerds de hoje se orgulham de o serem e demonstram cada vez mais seus gostos e vontades , o que seria esperado, já que nossa sociedade está caminhando em direção ao desenvolvimento tecnológico e cultural, sendo valorizado o conhecimento e não aparência ou outros artifícios sociais, e nós notamos isso pela grande quantidade de pessoas que se auto-intitulam nerds.
Pelo fato de gostar de tais coisas, de ser nerd, ou até mesmo "cult" estar se tornando algo apreciável pelos outros, muitas pessoas querem se tornar um nerd, na verdade ser nerd está se tornando moda, sim meus amigos, MODA! Eu fico muito contente por muitas pessoas poderem ler seus quadrinhos e não serem taxados de idiotas nas ruas, ou serem alvos de risadas e piadas, e orgulhoso por ver pessoas não se escondendo e sim mostrando aquilo que gostam e sendo elas mesmas, entretanto existem muitas pessoas que querem se tornar um nerd, pois, da mesma forma que ser saradão, jogar muita bola e dançar axé eram o máximo do estiloso, ser nerd esta sendo considerado "estiloso" de certa forma e por isso muitas pessoas que não são naturalmente nerds, ou que seriam naturalmente consideradas como um, pelas definições citadas acima, ou pelo seu gosto e suas vontades, se forçam a ser um e é aí, meus caros amigos nerds, que vemos coisas bizarras, principalmente nas redes sociais ou até mesmo nas ruas, e são tais pessoas que acabam por manchar a categoria nerd da sociedade, por banalizá-la.
Sim, nos manchar, pois, eu considero nerds pessoas, que acima de lerem HQ's, jogarem jogos diferentes, irem a festas para jogar magic ou qualquer coisa do tipo, pessoas que estão e sempre estarão construindo algo novo, desenvolvendo o pensamento, tendo ideias, discutindo, sendo seres pensantes que estão sempre a contribuir com alguma crítica, alguma visão, trazendo mais sabedoria as pessoas, realizando o tão dito "trocar ideais" nas mais banais conversas do dia-a-dia e isso, meus senhores, é ser um verdadeiro Nerd e não saber o nome de todos os heróis existentes da marvel e da DC, ser Nerd é pensar, descobrir, idealizar e compartilhar o conhecimento com o próximo. Ser Nerd é imaginar!
 
 
____
Publicado Originalmente em:
http://rpgmassacre.blogspot.com/2012/01/banalizacao-do-nerd.html?zx=18dd30469448a712



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Milagre da Vida

Pode ser que um dia deixemos de nos falar...

Mas, enquanto houver amizade,

Faremos as pazes de novo.


Pode ser que um dia o tempo passe...

Mas, se a amizade permanecer,

Um de outro se há-de lembrar.


Pode ser que um dia nos afastemos...

Mas, se ainda sobrar amizade,

Nasceremos de novo, um para o outro.


Pode ser que um dia tudo acabe...

Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,

Cada vez de forma diferente.

Sendo único e inesquecível cada momento

Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.


Há duas formas para viver a sua vida:

Uma é acreditar que não existe milagre.

A outra é acreditar que todas as coisas são milagres.


Albert Einstein

(A todos os meus alunos e ex-alunos)


Professor João Batista dos Santos... Poeta, Profeta e AVATAR da Esperança!