Um Papel Essêncial...
O papel principal do professor é dar sentido a palavra educar, do latim “educare” (trazer para fora), assim cabe a ele ajudar o aluno no florescimento da criatividade, sua inteligência e seu interesse pelo mundo à sua volta.
Como professores devemos nos esforçarmos para atrair a curiosidade dos educandos, afinal, o conhecimento não tem limites, não vem pronto e acabado. Todavia, aqueles que buscam melhorar, que se empenham nessa tarefa, conseguem cumpri-la. Nossos alunos merecem o melhor de nós professores, e nós podemos melhorar junto com eles, basta querermos.
Envolver um aluno na sua própria sociedade é participar da vida dele, compartilhar das suas idéias e trabalhá-las; facilitar, encorajar, estimular, desenvolver, são ações que os educadores devem aplicar no dia-a-dia. Contudo, conhecer não é o bastante, é preciso compreender. Moldar mentes jovens significa também ser moldado por elas. Cada pessoa em si é uma unidade de conhecimentos únicos. É impossível conceber que um professor não queira ou precise aprender com seus colegas e alunos. Se não precisássemos ajudar ou sermos ajudados, nossa presença aqui seria totalmente desnecessária.
Creio que o educador deve professar a sua fé nos educandos, mesmo enfrentando dificuldades. Ilustrar o conhecimento e estimular o raciocínio lógico importa sim, mas isso se torna obsoleto sem a orientação moral e a sensibilidade de sentimentos. Estamos educando seres humanos para a vida, suas escolhas influenciarão e serão influenciadas pelas nossas. O “educar” deve ser regido pela lei do amor, por nós mesmos, pelos outros, pelo nosso mundo.
Se aquilo que está nos livros bastasse, nós já estaríamos no paraíso. A maioria das pessoas se concentra naquilo que não quer. Eu quero paz, prosperidade, amor, valores. Eu quero ensinar e aprender cada vez mais, e dar apenas uma ordem aos meus alunos: sigam seus sonhos!
João Batista dos Santos.
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Como e por que ocorre o suor
Cada pessoa tem de 2 a 5 milhões de glândulas atuando nesse processo de transpiração, que é mais frequente nas axilas, mãos, pés, virilha, rosto e couro cabeludo. Elas liberam água (95%) e alguns elementos do sangue (5%), como sal.
O programa Bem Estar convidou o cirurgião do tórax José Ribas e o dermatologista Luiz Guilherme Castro, que passaram dicas úteis para evitar o suor e o mau cheiro.
O suor não tem odor, que vem da degradação desse líquido pelas bactérias, cujos lugares preferidos do corpo são os mais úmidos, quentes e escondidos, como as axilas, a virilha e os pés.
Na pele, os chamados termoreceptores percebem que a temperatura ambiente ou corporal está elevada e avisam o cérebro, que ativa o sistema nervoso simpático, responsável por emitir um sinal para as glândulas sudoríparas.
Tipos de glândulas
Écrinas: são estimuladas pelo calor, regulam a temperatura e produzem uma solução de água e sal. Distribuem-se pelo corpo todo.
Apócrinas: são mais estimuladas pela emoção, reúnem uma mistura de proteínas, lipídios e aminoácidos (ou seja, são mais gordurosas) e concentram-se nas axilas e na virilha. A secreção tem um cheiro forte, resultado da degradação de bactérias.
Na puberdade, essas glândulas começam a funcionar e é por isso que aparece um cheiro mais forte.
Desodorante x antitranspirante
A venda de antitranspirantes representa 83,5% do mercado e a de desodorantes, 16,5%. Para ser antitranspirante, o produto precisa conter pelo menos 20% do suor, de acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O máximo da redução chega a 60%. Veja as dicas abaixo:
1 - Ao usar o antitranspirante, espere secar antes de se vestir, para evitar manchas na roupa e favorecer a ação do produto.
2 - Sempre passe desodorante ou antitranspirante com o corpo seco, para evitar alergias e melhorar o resultado.
3 - Em momentos de nervosismo, você pode usar um antitranspirante para suar menos.
4 - Se seu produto for do tipo aerossol, afaste-o a uma distância segura de 15 cm para evitar queimaduras na pele.
5 - Agite bem antes de usar os produtos, para poder fazer efeito e não entupir a embalagem.
Alimentos
Produtos termogênicos, riquíssimos em carboidratos, são “bombas de suor”, pois fazem com que o metabolismo se acelere na digestão e elevam a temperatura do corpo. Alguns exemplos:
:: Feijoada, arroz, farinha e refrigerante de cola
:: Churrasco, batata frita, farofa e café
:: Tutu, pimenta, chá-mate
Roupas
A primeira coisa que você deve saber é se o tecido é arejado ou não. Os que permitem a passagem do ar (como algodão e linho) facilitam muito a vida de quem costuma suar.
Já os supersintéticos, impermeáveis ou plásticos (como poliéster e nylon) são mais complicados. Quanto mais fechado for o tecido, mais difícil será para o corpo resfriar. Ele, então, fica abafado e transpira mais.
___
Publicado originalmente em:
http://www.educacaofisica.com.br/noticias/especialistas-explicam-por-que-o-suor-ocorre-e-como-evitar-excesso
O Milagre da Vida
Mas, enquanto houver amizade,
Faremos as pazes de novo.
Pode ser que um dia o tempo passe...
Mas, se a amizade permanecer,
Um de outro se há-de lembrar.
Pode ser que um dia nos afastemos...
Mas, se ainda sobrar amizade,
Nasceremos de novo, um para o outro.
Pode ser que um dia tudo acabe...
Mas, com a amizade construiremos tudo novamente,
Cada vez de forma diferente.
Sendo único e inesquecível cada momento
Que juntos viveremos e nos lembraremos para sempre.
Há duas formas para viver a sua vida:
Uma é acreditar que não existe milagre.
A outra é acreditar que todas as coisas são milagres.
Albert Einstein
(A todos os meus alunos e ex-alunos)
Professor João Batista dos Santos... Poeta, Profeta e AVATAR da Esperança!
Nenhum comentário:
Postar um comentário